Conheça 5 filmes de sucesso do cinema turco

cinema turco

O cinema turco não é muito popular no cenário internacional. Porém desde que O milagre na cela 7 entrou no catálogo da Netflix, os usuários escolheram o filme turco para amar.  O longa na verdade é uma adaptação do filme original da Coreia do sul lançado em 2013, e se tornou sucesso entre os usuários da Netflix.

Comparado a outros países da Europa, o cinema na Turquia passou por um processo lento de formação. Somente a partir dos anos 50 que as produções cinematográficas começaram a despontar nas salas de cinema turcas. Mas, ainda assim muito timidamente comparada a outros países como França, Inglaterra e Alemanha.

Os festivais de Cannes e o de Berlin são os principais eventos em que os filmes originais da Turquia conquistam visibilidade e prêmios. Muito porque as produções tem participação de produtores da parte mais ocidental da Europa, alemães principalmente.

Atualmente, o cinema turco ganhou o status de cult, isso acontece pelo fato de os cineastas colocarem um olhar mais artístico e rebuscado nas produções cinematográficas. Outro ponto de destaque, é a carga dramática que as histórias normalmente carregam.

O fato é que o cinema está em todos os lugares e é multicultural. A Academia do Cinema traz um pouco mais da criação cinematográfica de um outro país, a fim de mostrar para vocês as possibilidades que a sétima arte tem em diferentes lugares, línguas e culturas.

Uzak (2002)

O filme de 2002 conta a história da relação conflituosa entre os primos Yusuf e Mahmut, enquanto moram juntos em Istambul. Yusuf se muda para a casa do primo por conta da falta de emprego no vilarejo onde morava, e ao passar do tempo as diferenças de classe entre os dois fica mais evidente.

Era uma vez na Anatólia (2011)

Grande sucesso do festival de Cannes, Era uma vez na Anatólia nos transporta por entre as paisagens belíssimas da Turquia. O drama policial é considerado pela crítica uma excelente experiência visual e o roteiro é sobre a procura de um cadáver e as consequências de um crime.

Do outro lado (2007)

Do outro lado conta a história de Nejat, um filho que não gosta da esposa do pai por achar que ela está interessada apenas no dinheiro. Mas na verdade, a intenção dela é ajudar a filha que vive na Turquia. Depois da morte da mulher, Nejat embarca para Istambul em busca da jovem, que se envolve em problemas políticos. O longa é ambientado na Alemanha e na Turquia.

O conto das três irmãs (2019)

Em O conto das três irmãs, vemos um pouco sobre a cultura turca, as diferenças entre a vida da sociedade do campo e da cidade. Além de como o patriarcado atinge a vida das mulheres. O filme mostra a ida das irmãs para trabalhar na cidade grande, e o desejo delas de mudar a própria realidade.

Alone (2008)

Fonte: IMDb

Para quem gosta de romance, Alone trata de como os relacionamentos amorosos são afetados pela vida moderna. Os protagonistas Ada e Alper engatam um namoro, porém as circunstâncias mudam o rumo da história do casal.

Deixe uma resposta