Confira 5 filmes que falam sobre a Independência do Brasil

O Dia da Independência do Brasil está chegando e esse foi um momento histórico para o nosso país. Você sabe por que aconteceu a Independência? Quem proclamou? Não?

Quem proclamou a independência foi o príncipe regente na época, o Dom Pedro l, dando fim do domínio português e a conquista da autonomia politica. Muitas pessoas tentaram dá o “grito” da independência, mas foi falha as tentativas anteriores, muitas pessoas morreram nessa luta. Mas, no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I subiu às margens do rio Ipiranga e deu o grito “Independência ou Morte“.

Através dessa data comemorativa, uma vitória para o Brasil, a Academia do Cinema separou 5 filmes que falam sobre a história do país.

Veja a lista de filmes que conta a história da Independência do Brasil:

Fonte: Geekie Games
Independência ou Morte (1972)

O tema principal do filme é o processo histórico da Independência do Brasil. Apresenta uma visão heróica e nacionalista do evento. Foi feito em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995)

O filme aborda a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808. Ótima referência para entender o Brasil no começo do século XIX e as raízes do processo de independência do nosso país.

Centenário da Independência do Brasil (1922)

Um documentário em homenagem ao centenário da Independência, patrocinado pelo Governo Federal.

Os Inconfidentes (1972)

No filme de Joaquim Pedro de Andrade, o ator vive Tiradentes, em uma resposta ao longa Independência ou Morte, do mesmo ano, que exaltava o nacionalismo em plena ditadura militar. O cineasta, no entanto, precisou acrescentar uma propaganda a favor do governo para ser liberado pela censura, já que era uma grande crítica política.

Caramuru, a Invenção do Brasil (2001)

O jovem português Diogo Álvares é salvo de um naufrágio pelo cacique Itaparica. Em terras brasileiras, ele passa a ser chamado de Caramuru e vive um harmônico triângulo amoroso com as duas filhas do cacique

Confira as estreias do cinema no mês de setembro 

Deixe uma resposta