Festival de cinema

Confira o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

Josiane dos Santos Tavares
Escrito por Josiane dos Santos Tavares em 2 de outubro de 2020
Confira o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

A 9ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acontece anualmente. Neste ano, será entre os dias 7 e 15 de outubro, com realização on-line.

Olhar de cinema – Festival Internacional de Curitiba. Foto: Divulgação

O festival chega com o intuito de exaltar e celebrar o cinema independente. Por meio de uma seleção de filmes o evento busca levar ao público obras cinematográficas que apresentem estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático. O evento que começou como um mero festival de filmes independentes em 2012 se consolidou como evento anual do cinema audiovisual, já que hoje, mais de 130 filmes foram exibidos, possibilitando o acesso de mais de 18 mil pessoas a essas obras.

O evento reunirá 78 obras arte visuais disponíveis para o público assistir. Os ingressos custarão $5 por filme ou programa de curta, estando à disposição dos espectadores por um período de 24h a partir do momento de lançamento na plataforma. As sessões serão limitadas, portanto, programe-se! O acesso à toda programação será através do APP Olhar de Cinema.

Atualmente as mostras que compõem o festival mesclam entre filmes brasileiros e estrangeiros, de tal forma que haja uma troca entre os dois universos. A intenção é proporcionar experiências cinematográficas singulares, mas também fomentar a reflexão acerca da linguagem e história do cinema.

Trailer

ALÉM DE TUDO, ELA. Brasil, 10 min – Mirada Paranaense.

Sinopse

Estamos nos anos 1930 e Enedina Alves Marques se torna a primeira mulher negra a se formar em engenharia civil na Universidade Federal do Paraná. Trata-se, portanto, não apenas de um ambiente extremamente machista, mas também essencialmente racista. A partir de três depoimentos, conhecemos um pouco sobre a trajetória de Enedina e como ela se torna uma referência para várias outras mulheres negras no ambiente acadêmico do país e sobretudo na área de engenharia.

O Festival Olhar de Cinema sempre visa valorizar o cinema brasileiro e paranaense, com a finalidade de expor ao mundo o mais precioso e urgente nessas cinematografias. Entretanto, vale ressaltar as obras estrangeiras apresentadas na mostra contam com legenda em português.

Além disso, o festival contará com homenagens para além das premiações oficiais. Serão homenageados mestres do cinema independente, filmes clássicos restaurados e também novos diretores que, entraram recentemente para o mundo cinematográfico mas que já possuem uma identidade artística.

Confira alguns dos filmes disponíveis

– AGORA
– A MULHER QUE SOU
– COR DE PELE
– CHÃO DE RUA
– EU INTERIOR
– INABITÁVEL
– LETRA MAIÚSCULA
– MINHA HISTÓRIA É OUTRA
– NASIR
– PANTERAS

Afinal, você curtiu a proposta do Festival Olhar de Cinema? Deixe seu comentário. Aliás, aproveite para ficar por dentro de outros festivais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”