Festival de cinema

Conheça a Mostra Ecofalante de Cinema

Daniella Mendes
Escrito por Daniella Mendes em 31 de maio de 2021
Conheça a Mostra Ecofalante de Cinema

Entre os dias 2 e 9 de junho, acontecerá a Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia, de forma online e gratuita.

A programação conta com a exibição de 16 filmes e duas séries, no qual ficará disponível somente 6 episódios. Os trabalhos audiovisuais ficarão em cartaz no site da Ecofalante e na plataforma Belas Artes À La Carte, um serviço de streaming brasileiro e independente.

Em suma, Os 16 filmes dialogam com o tema da mostra: a Amazônia e mostra mais sobre esse lugar que o brasileiro escuta tanto falar, mas pouco observa e procura saber.

Dentre as séries, está “Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado” que é exclusiva do HBO e percorre a rodoviária BR-230. Dessa forma, a série documental mostra a atual situação de quem vive nas regiões que foram afetadas pela via transamazônica.

A segunda série disponível no evento se chama “A Década da Destruição” e foi coproduzida no Brasil e no Reino Unido entre 1980 e 1990, por Adrian Cowell e Vicente Rios. O documentário ambiental apresenta a realidade da luta pela terra na Amazônia e, também, a violência sofrida pelos trabalhadores rurais.

Programação extra

Ademais, a Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia conta com debates, um webnário e uma master class.

Os debates acontecem nos dias 7, 8 e 9, às 19h. O primeiro debate conta com Ana Cristina Barros, pesquisadora do Climate Policy Initiative, Suely Araújo, ex-presidente do IBAMA, e Simão Jatene, ex-governador do Pará. Com esses nomes, o debate gira em torno da necessidade de infraestrutura na região, mas que não possibilite o aumento da destruição ecologia e social.

O segundo debate conta com a participação de Ricardo Abramovay, professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP), Tatiana Schor, a Secretária de Ciências e Tecnologia do Amazonas e Eliakin Rufino, produtor musical de Roraima. O debate vai além dos olhares ambientais sob a Amazônia e alcança a cultura local, dessa forma,incluindo arte, gastronomia e pensamento.

Por fim, o terceiro debate do evento levanta conversas sobre o filme “BR Acima de Tudo”, que retrata a diversidade socioambiental e as diferentes perspectivas sobre a presença da rodovia. Os presentes no debate são Fred Rahal Mauro, diretor do filme, Angela Kaxuyana, da COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, e Carlos Printes, da ARQMO – Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná.

Além disso, a mostra de cinema conta com o webnário “A Crise Climática e a Amazônia” no dia 7 de junho, às 10h. Ainda mais, as inscrições já estão abertas e se fecham uma hora antes do evento.

Finalmente, no dia 1 de junho, o evento conta com uma master class de Jorge Bodanzky, um cineasta com mais de 50 anos de trabalho no cinema documental.

Ademais, confira a programação do evento no site e continue acompanhando a Academia do Cinema para saber mais sobre mostras de cinema.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”