Festival de cinema

Premiado filme de Ana Luiza Azevedo estreia no Festival do Rio

Camila Spínola
Escrito por Camila Spínola em 12 de dezembro de 2019
Premiado filme de Ana Luiza Azevedo estreia no Festival do Rio

O filme “Aos olhos de Ernesto”, premiado pela crítica na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, da diretora e roteirista Ana Luiza Azevedo compete na Mostra Latina do Festival do Rio 2019. O filme terá première na próxima segunda, 16 de dezembro, às 21h30, no Estação Net Botafogo.

O longa, também selecionado para o 41º Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, que acontece até o dia 15 de dezembro, fez sua estreia mundial em outubro no 24º Festival Internacional de Busan (Coréia do Sul), o maior festival de cinema da Ásia, na categoria “World Cinema”.  

Sobre o filme e o elenco

Entre diversos aspectos e processos de criação do filme, a mescla de várias culturas e o uso do “portuñol” são marcas do projeto. A proximidade cultural entre as cidades do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina estão presentes na obra através da música, da língua e da literatura.

E são os temas universais de que trata o filme que aproximam a todos. A solidão, a amizade, o amor e as redescobertas na terceira idade permeiam a história de Ernesto, vivido pelo ator uruguaio (Jorge Bolani).  Aos 78 anos, o personagem se depara com uma crescente cegueira e as limitações diversas que acompanham a avançada idade.  

“‘Aos Olhos de Ernesto’ é um filme humanista. A melancolia, o lirismo e o humor fazem parte tanto da condução do drama como na composição das imagens e dos personagens. Um filme para se defender que há muito a ser vivido, mesmo aos 78 anos”, comenta a diretora.

Viúvo e pai de filho único, Ernesto ressignifica sua vida e os padrões da velhice ao conhecer a jovem Bia (Gabriela Poester), que o ajuda, até mesmo a reencontrar um grande amor.  

Também no elenco estão Jorge d’Elia, como Javier, o vizinho de Ernesto; Glória Demassi, que vive Lucía, o amor uruguaio do protagonista; e as participações de Mirna Spritzer, Áurea Baptista, Janaina Kremer, Celina Alcântara e Marcos Contreras.  Ambientado em Porto Alegre (RS), o filme foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre e é distribuído pela Elo Company.

Sessões no Festival do Rio

Confira o nosso post mais recente aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”