Premiado filme de Ana Luiza Azevedo estreia no Festival do Rio

Premiado filme de Ana Luiza Azevedo estreia no Festival do Rio

O filme “Aos olhos de Ernesto”, premiado pela crítica na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, da diretora e roteirista Ana Luiza Azevedo compete na Mostra Latina do Festival do Rio 2019. O filme terá première na próxima segunda, 16 de dezembro, às 21h30, no Estação Net Botafogo.

O longa, também selecionado para o 41º Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, que acontece até o dia 15 de dezembro, fez sua estreia mundial em outubro no 24º Festival Internacional de Busan (Coréia do Sul), o maior festival de cinema da Ásia, na categoria “World Cinema”.  

Sobre o filme e o elenco

Entre diversos aspectos e processos de criação do filme, a mescla de várias culturas e o uso do “portuñol” são marcas do projeto. A proximidade cultural entre as cidades do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina estão presentes na obra através da música, da língua e da literatura.

E são os temas universais de que trata o filme que aproximam a todos. A solidão, a amizade, o amor e as redescobertas na terceira idade permeiam a história de Ernesto, vivido pelo ator uruguaio (Jorge Bolani).  Aos 78 anos, o personagem se depara com uma crescente cegueira e as limitações diversas que acompanham a avançada idade.  

“‘Aos Olhos de Ernesto’ é um filme humanista. A melancolia, o lirismo e o humor fazem parte tanto da condução do drama como na composição das imagens e dos personagens. Um filme para se defender que há muito a ser vivido, mesmo aos 78 anos”, comenta a diretora.

Viúvo e pai de filho único, Ernesto ressignifica sua vida e os padrões da velhice ao conhecer a jovem Bia (Gabriela Poester), que o ajuda, até mesmo a reencontrar um grande amor.  

Também no elenco estão Jorge d’Elia, como Javier, o vizinho de Ernesto; Glória Demassi, que vive Lucía, o amor uruguaio do protagonista; e as participações de Mirna Spritzer, Áurea Baptista, Janaina Kremer, Celina Alcântara e Marcos Contreras.  Ambientado em Porto Alegre (RS), o filme foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre e é distribuído pela Elo Company.

Sessões no Festival do Rio

Confira o nosso post mais recente aqui.

Deixe uma resposta