Filmes

Confira 5 filmes inspirados nas histórias de mulheres da vida real

Josiane dos Santos Tavares
Escrito por Josiane dos Santos Tavares em 13 de outubro de 2020
Confira 5 filmes inspirados nas histórias de mulheres da vida real

A representatividade feminina no cenário cinematográfico é uma revolução em termos de inspiração e autoconfiança. Por isso, a Academia do Cinema separou uma lista com 5 produções que contam a história de grandes mulheres da vida real.

Se hoje as as mulheres podem ser protagonistas nas grandes telas é porque uma série de tabus e preconceitos precisaram ser vencidos anteriormente. E sobretudo, porque antes mesmo que diversas atrizes pudessem dar vida às tantas histórias no cinema, grandes mulheres precisaram lutar em dobro para alcançar seus objetivos e deixar suas marcas na vida real.

Confira abaixo a lista das produções

Estrelas Além do Tempo

Em pleno período de Guerra Fria, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são três brilhantes funcionárias da NASA que precisam não só provar sua competência, mas também lidar diretamente com o machismo e racismo da época. Esta é uma inspiradora história de três grandes mulheres que lutaram para alcançar seus objetivos e que por fim, fizeram história  em uma das maiores operações da NASA.

Amélia

 Após torna-se a primeira mulher a completar a travessia do oceano Atlântico pilotando um avião, Amelia Earhart (Hilary Swank), tornou-se um símbolo de liberdade. Esta é uma história repleta de aventura, pois o fascínio da aviadora foi capaz de influenciar e cativar o mundo através de sua vida e conquistas. Contudo, após decidir dar a volta ao mundo em um voo solo, a aviadora foi dada como desaparecida em 1937. Ainda assim, a história da aviadora foi imortalizada e seu espírito livre pode seguir inspirando outras mulheres.

Frida

A obra de Frida Kahlo (Salma Hayek), narra a história de uma das pintoras mais famosas do mundo. O longa retrata desde a adolescência até a morte da artista, registrando não só sua trajetória profissional, como também sua vida pessoal. Entre muitas polêmicas, Frida foi acima de tudo, um símbolo de empoderamento feminino para os padrões da época. Sem dúvida, a história da pintora tornou-se uma obra atemporal.

A Rainha de Katwe

O longa de ‘Rainha de Katwe’ aborda a história de Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), uma jovem conhecida como uma grande jogadora de xadrez. O filme narra toda a dificuldade e barreiras enfrentadas até alcançar seu objetivo, desde a perda do pai até deixar a escola por falta de dinheiro. No entanto, nenhum desses obstáculos foi capaz de parar Phiona, que faz o possível e o impossível para se tornar uma mestra do xadrez.

Joy: O nome do sucesso

Joy Mangano (Jennifer Lawrence), assim como muitas outras mulheres da vida real, precisou conciliar a jornada de mãe solteira com a vida empreendedora. Por mais que Joy tivesse problemas familiares e financeiros, a jovem é a prova viva de persistência em alcançar um objetivo. Dentre tantos inventos, ela conseguiu! Tornou-se uma das empreendedoras mais bem sucedida dos Estados Unidos.

Mesmo que ainda haja um longo caminho pela frente, ainda há motivos para comemorar. Uma pesquisa realizada da Universidade de San Diego mostrou que as produções de streaming lançadas em 2019-2020 apresentam um número inegavelmente maior de mulheres como protagonistas do que em produções exibidas em canais pagos.

Você já assistiu algum desses filmes? Deixe seu comentário. Aliás, confira outras produções protagonizadas por mulheres aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”