Filmes

Conheça um pouco mais do cinema francês

Mikaela de Sousa
Escrito por Mikaela de Sousa em 30 de setembro de 2020
Conheça um pouco mais do cinema francês

O cinema francês é o mais antigo do mundo. Essa afirmação considera o fato de a tecnologia envolvendo o cinema ter sido criada na França. Além disso, o primeiro filme do mundo é francês.

A Nouvelle Vague representa o período em que a identidade do cinema francês mais se destaca. Nouvelle vague não é um gênero e sim um movimento que buscava mudar a forma de fazer cinema na época. Em meados dos anos 50, um estilo inovador que modificava os moldes de fazer cinema. Os diretores desse movimento acreditavam que deveriam mudar a ordem considerada logica para contar uma história. Eles investiam na liberdade sobre a narrativa e da possibilidade ao diretor de sair dos moldes clássicos. Os filmes que se destacam são: Os incompreendidos (François Truffalt), Acossado (Jean-Luc Godard), Cléo de 5 as 7 (Agnes Vara) e Hiroshima, meu amor (Alan Resnais).

Nas últimas décadas, o cinema francês continua mantendo as características que tornam os filmes marcantes. O fabuloso destino de Amelie Poulan (Jean-Pierre Jeunet), lançado em 2001, cativou o público com uma história de amor de autoconhecimento.  O filme Caché de Michael Haneke, traz um thriller dramático que conta a história de um casal que passa por apuros ao receberem mensagem sugerindo que estão sendo perseguidos.

Dentre os mais recentes, o de maior sucesso foi Os intocáveis (Olivier Nakache). O filme se baseia em uma história real, e mostra o poder de uma grande amizade. Além desse, o polêmico Azul é a cor mais quente, também foi destaque no cinema mundial.

Curtiu conhecer um pouco sobre o cinema francês? Então clique aqui e conheça também sobre o cinema iraniano.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”