Filmes

Entenda as mudanças para a premiação do Oscar

Mikaela de Sousa
Escrito por Mikaela de Sousa em 16 de setembro de 2020
Entenda as mudanças para a premiação do Oscar

Em busca de mais representatividades na premiação do Oscar, a Academia anunciou mudanças nos critérios para escolha dos filmes.

Depois de anos de críticas contra a falta de representatividade na premiação do Oscar, muitas mudanças vão acontecer. A principal mudança está na obrigatoriedade de inclusão de minorias no elenco dos filmes. Para concorrer aos prêmios é necessário cumpri novos requisitos, tais como: Ter personagens principais ou coadjuvantes de algum grupo minoritário. Caso isso não seja possível, 30% da equipe precisa ser formada por membros desses grupos. Além disso, a presença de minorias será necessária nos setores de produção, marketing e publicidade.

Uma das primeiras regras que vale destaque, será a necessidade de uma equipe em que haja minorias da sociedade. Ou seja, os problemas estruturais da indústria cinematográfica, que ajudavam a perpetuar os preconceitos também serão modificados. 

Mas, quais são os grupos minoritários? Negros, mulheres, latinos e pessoas com deficiência fazem parte dos grupos que, inegavelmente, sempre ficaram a margem dos holofotes da indústria cinematográfica.

Decisão importante

Vale relembrar casos como o Oscar so White em 2016, em que não havia candidatos negros em nenhuma categoria. Além disso, é a recorrente falta de mulheres nos setores de produção. Considerando também os recentes escândalos envolvendo assédio sexual praticado por membros importantes do cinema, mais do que nunca é preciso promover grandes mudanças.

As novas medidas serão aplicadas gradativamente. Desse modo, até que em 2025 todos os filmes terão que cumprir os novos requisitos. Então, ainda que a ideia de cotas para a indústria cinematográfica possa parecer irracional, os anos de problemas estruturais exigem um posicionamento que provoque mudanças significativas.

Por fim, você quer mais sobre racismo no cinema? Clique aqui e confira.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”