Filmes

Lindinhas: Quando a polêmica se torna maior que o filme

Mikaela de Sousa
Escrito por Mikaela de Sousa em 18 de setembro de 2020
Lindinhas: Quando a polêmica se torna maior que o filme

Nas últimas semanas, o filme francês ‘Lindinhas’ e a Netflix foram alvos de críticas. O longa é acusado de sexualização infantil no Brasil e em outros países,. A acusação se baseia, principalmente, nas imagens de divulgação, em que há meninas vestidas com roupas curtas e em poses extravagantes.

Porém, o que realmente poderia ser um excesso por parte da produção do filme, é na verdade um problema de escolha de marketing. O filme ‘Lindinhas’, na realidade, critica a sociedade em que normalizam as formas de sexualização infantil. Além disso, o enredo envolve problemas muito mais sérios que devem ser discutidos. Por exemplo, a personagem principal é de origem senegalesa e mulçumana. A menina fica impactada pela maneira como as outras jovens francesas vivem. Essa realidade entra em confronto com as regras conservadoras em que ela está inserida. O choque cultural entre duas realidades distintas, domina o filme.

Ou seja, o que era para ser um filme que questionamentos de cunho social, se tornou uma grande polêmica sobre sexualização infantil. A ideia de colocar meninas usando roupas curtas e dançando como se fossem adultas, parece fazer parte da construção da história. No entanto, ser contra esse tipo de exposição não necessariamente coloca o filme em uma posição de culpado por algum crime. Considerando que a intenção é justamente a oposta.

Então, dentre toda a polêmica, a maior culpada é a estratégia de marketing para o filme. A Netflix divulgou um comunicado explicando sobre a má escolha de imagens, que tira o filme do contexto central.  É de suma importância entender as questões envolvendo o filme, uma vez que a pratica da sexualização infantil na indústria cinematográfica é um assunto sério.

Assista ao vídeo da explicação da diretora, Maïmouna Doucouré:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”