Filmes

Saiba um pouco mais sobre o cinema japonês

Mikaela de Sousa
Escrito por Mikaela de Sousa em 26 de outubro de 2020
Saiba um pouco mais sobre o cinema japonês
O cinema japonês pode surpreender quem pensa que só anime faz sucesso por lá. Confira abaixo mais sobre o cinema japonês.

Quando pensamos em cinema japonês, a primeira coisa que vem ao nosso pensamento são os animes. Porém, a indústria cinematográfica do Japão vai muito além disso. Primeiramente, precisamos entender que boa parte das produções foram perdidas na segunda guerra mundial e pelas bombas que destruíram as províncias de Hiroshima e Nagasaki. Mas após esses fatos, não impediram o desenvolvimento do cinema no país.

Nos anos 50 o maior destaque fica por conta de Akira Kurosawa. O cineasta lançou o longa “Os sete samurais”, em 1954. O filme conta a história de sete samurais que precisam proteger uma pequena vila japonesa. Outro cineasta de grande sucesso foi Yasujiro Ozu, entre as principais obras, desponta o filme “Era uma vez em Tóquio” (1953). O filme conta a linda história de um casal de idosos que visita seus filhos na cidade de Tóquio. Além desse, o filme “Bom dia” (1954), também faz parte das grandes obras de Ozu.

Nos anos 60 e 70 são esses os destaques: “Mulheres de areia (1964)”, “A marca do assassino (1967)” e “Império dos sentidos (1976)”. Em 1984 Hayao Miyazaki lançou o filme “Nausicaä do Vale do Vento”, que mostrou a qualidade dos anime.

Fonte: Huff post Brasil

Ao longo dos anos, o cinema japonês foi construindo sua identidade cinematográfica, e o crescente sucesso dos animes também ajudou a mostrar para o mundo a qualidade do cinema japonês. Como é o caso do Studio Ghibli, um dos mais importantes produtores de anime. Hayao Miyazaki e Isao Takarata criaram a principal fonte de filmes de animação. Entre os maiores sucessos da produtora, estão “A viagem de Chihiro”, “Meu amigo Totoro” e “Túmulo de Vagalumes”. Em 2003, A viagem de Chihiro ganhou o Oscar de melhor filme de animação.

Fonte: Cultura japonesa

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Somos produtores do melhor conteúdo da sétima arte. Nosso objetivo é informar, dar dicas sobre filmes e séries, festivais, bastidores e muito mais.

Já pegou sua pipoca hoje?”